quarta-feira, 30 de abril de 2014

40 ANOS DE UMA REVOLUÇÃO - 25 DE ABRIL DE 1974

A Escola José Falcão do Agrupamento de Escolas de Miranda do Corvo coloriu-se para as cerimónias evocativas do 25 de abril de 1974, integrada nas comemorações promovidas pelo Município de Miranda do Corvo.
AlunosCEDiretormod 
As cerimónias tiveram início com a extraordinária interpretação pelo aluno Rodrigo Marinheira da canção: "E Depois do Adeus", a qual serviu de primeira senha à revolução de 25 de Abril de 1974, seguindo-se o içar da bandeira portuguesa com a entoação do Hino Nacional pelos alunos do grupo coral do Centro Educativo.

De seguida, o Presidente da Câmara Municipal, Dr. Miguel Batista, inaugurou a exposição: "O Fascismo e o 25 de Abril – Anatomia de uma revolução", onde é possível apreciar aspetos relacionados com as circunstâncias de vida no período da ditadura, vivenciar pelas imagens de jornais e revistas os acontecimentos do 25 de abril e os tempos que se seguiram. Encontram-se igualmente expostas ao público as insígnias e a espada do herói de Abril, Major-General Monteiro Valente, que será sempre um dos "amigos do Agrupamento", pese o fato de já não se encontrar entre nós.

AlunosCEA organização do evento, que esteve a cargo do Grupo Disciplinar de História em coadjuvação com os alunos do 12º ano, promoveu ainda uma palestra que contou com vários oradores, destacando-se a Drª Maria Teresa Osório, professora que foi ainda presidente do conselho diretivo da Escola José Falcão, a qual abordou aspetos da vida de uma professora em tempo de ditadura, do Dr. Adelino Castro, editor, o qual destacou o impato da censura na vida de um editor, do Dr. Jorge Seabra, membro do P.C.P. e ex-preso político, que dissertou sobre a perseguição na vida de um membro do Partido Comunista Português e do Dr. José Neves, ex-combatente da guerra colonial que abordou a problemática da guerra colonial na vida de um jovem. O período de intervenções foi concluído com a enérgica intervenção do cidadão José Dias, na abordagem a aspetos da clandestinidade e os choques que sofreu no âmbito do período em que foi exilado político.

Ao som do saxofone de Ana Teresa Castilho, aluna do 12º ano, um auditório repleto entoou a cantiga: "Grândola Vila Morena", coroando as cerimónias comemorativas do 25 de abril de 1974.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Comentar