sexta-feira, 23 de março de 2012

BIOGRAFIA DE...Salgueiro Maia

Nome: Fernando José Salgueiro Maia

Data de nascimento e local: 1 de Julho de 1944, Castelo de Vide

História de vida:

  • Filho de Francisco da Luz Maia, ferroviário, e de Francisca Silvéria Salgueiro.
  • Fez a instrução primária em São Torcato, Coruche, e o ensino secundário em Tomar e em Leiria. Seguiu a Carreira Militar, ingressando em Outubro de 1964 na Academia Militar, Lisboa.
  • Em 1968 é integrado na 9ª Companhia de Comandos e parte para o Norte de Moçambique.
  • Em 1970 é promovido a capitão.
  • Em Julho de 1971 vai para a Guiné, casando nesse mesmo ano com Maria Natércia da Silva Santos, no dia 23 de Agosto, na Igreja Paroquial de Minde – Alcanena.
  • Em 1973 regressa a Portugal e é colocado na Escola Prática de Cavalaria, vindo a distinguir-se então na revolução de 25 de Abril de 1974, comandando uma coluna de carros de combate, que partindo de Santarém põe cerco aos ministérios do Terreiro do Paço em Lisboa e cerca o quartel do Carmo da G.N.R., impondo a rendição do primeiro-ministro, Marcelo das Neves Alves Caetano, então ali protegido.
  • Destacado para os Açores, volta depois para Santarém, onde comanda o Presídio Militar de Santa Margarida.
  • Em 1984 e 1991, é operado devido a um problema oncológico, vindo a falecer no ano seguinte – 4 de Abril de 1992 (Santarém).
  • Além de militar, Fernando Salgueiro Maia foi um estudioso de Antropologia, Etnografia e História, colaborando no "jornal do exército" e na Revista "Castelum" da Associação dos Amigos dos Castelos, de que era membro. A ele se devem, como principal impulsionador, o primeiro Museu de Blindados e o Museu de Cavalaria da sua escola.
  • Agraciado com a "Ordem da Liberdade" recebeu ainda a título póstumo a "Ordem do Infante D. Henrique".
  • A 24 de Abril de 1994 foi inaugurado um monumento no castelo da sua terra natal, uma escultura em mármore, de autoria de Clara Menéres e que constituiu uma homenagem do Partido Socialista.

Diana Santos, nº5, 12º ano B

6 comentários:

  1. Respostas
    1. Não foi apenas uma "Boa Explicação" foi também uma forma de ver a vida de uma das pessoas que lutou para muitos de nós nascermos hoje me liberdade, de uma pessoa que estava disposta a dar tudo por tudo, de uma pessoa que estava disposta a mudar o país n só por ele mas por todos nós, de uma fantástica pessoa que ficou marcada até agora e que merece a consideração de todos nós, uma pessoa a qual nos devemos muito respeito.

      Eliminar
  2. deu para eu fazer um trabalho para a escola e a professora adorou!!!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Concordo planamente com o senhor "anónimo", este trabalho também me foi bastante útil para a procura da informação necessária para a realização de um trabalho proposto pela professora da área curricular de H.G.P. Simplesmente achei esta biografia do senhor a quem devemos muito e a que tenho um imenso respeito o senhor Salgueiro Maia e também é sem dúvida uma forma de homenagear um magnífico senhor e militar de outros tempos... Os meus sinceros agradecimentos e que a pessoa que realizou esta biografia continue a realizar e a manter viva a memória de pessoas que fizeram muito por nós que no caso do senhor Salgueiro Maia lutou para muitos de nós nascermos em liberdade que foi algo que como este senhor nem sempre a teve muitas pessoas nunca a tiveram, espero sinceramente que nunca deixem de manter viva a memória de ilustres figuras tão importantes como foi o senhor Salgueiro Maia, queria também deixar aqui os meus mais sinceros agradecimentos a todas as pessoas que fizeram possível acontecer particularmente o glorioso dia 25 de Abril, desde todos os militares até aos participantes por parte do povo que saíram ás ruas para apoiar os nossos absolutamente fantásticos militares, também gostaria de agradecer aos doutores e enfermeiros que estavam dispostos a dar o seu apoio devido aos seus conhecimentos aos feridos que poderiam ter sido muitos, mas que felizmente não foram... Mais uma vez agradeço a todos que deram tudo por tudo por nós e também aos que se esforçam arduamente para manter viva as suas memórias!

      Eliminar

Comentar