sexta-feira, 16 de março de 2012

"Armas utilizadas na Guerra Colonial Portuguesa"

No dia 14 de Março de 2012 realizou-se uma acção de formação, na Universidade Sénior de Miranda do Corvo, intitulada "Armas utilizadas na Guerra Colonial Portuguesa". 



Esta acção insere-se no âmbito das actividades desenvolvidas pelo Clube de História e Geografia da escola José Falcão de Miranda do Corvo, sob orientação da Profª Drª Anabela Monteiro, em cooperação com os alunos da Universidade Sénior.

 A acção foi apresentada  pelo aluno Pedro Ramos, do 12ºano (Turma B, de Humanidades) aos alunos de História da Universidade Sénior e colheu o agrado de todos.


 ***

Armas utilizadas na Guerra Colonial Portuguesa - por Francisco Lucas

No dia 12 de Março no âmbito do clube de Historia e Geografia na sala da biblioteca da Fundação ADFP o aluno Pedro Ramos do 12º ano (Turma B, de Humanidades), através do Clube de História e Geografia, fez uma palestra sobre as armas utilizadas na guerra colonial Portuguesa para os alunos da Universidade Sénior. 

A palestra foi muito interessante e os alunos da Universidade Sénior participaram ativamente. Falou sobre as armas ligeiras e os veículos utilizados pelos movimentos de libertação de Angola (MPLA, FNLA e UNITA). 

Explicou em que países foram fabricados, como funcionavam, o peso e a distância que conseguiam alcançar como por exemplo das espingardas Kalashnikov, dos Morteiros, das Minas anticarro e antipessoal. A palestra ajudou-nos a compreender melhor a Guerra Colonial em Angola.

Francisco Lucas (11º ano C)

4 comentários:

  1. Muito bem, Pedro e Francisco! Com trabalhos destes não só aprendem, como também elucidam membros da comunidade. Vamos ao próximo projeto.

    ResponderEliminar
  2. É muito gratificante para todos (alunos, professores, comunidade) ver estes jovens tão empenhados nas actividades escolares, nomeadamente partilhando conhecimentos com os mais velhos, num verdadeiro espírito de cooperação. Parabéns a todos e continuem com estas iniciativas!

    ResponderEliminar
  3. Até correu bem. Até pareceu mais uma tertúlia do que uma palestra.

    ResponderEliminar
  4. Foi uma pena não termos podido ir devido a nossa aula de MACS, deve ter sido bastante interessante.

    ResponderEliminar

Comentar