sábado, 24 de abril de 2010

Comemorações do 25 de Abril na Escola


No dia 23 de Abril a nossa escola comemorou mais uma vez a Revolução dos Cravos.


O evento foi organizado pela professora Anabela Monteiro e pelos seus alunos do 12º ano (12ºB), com a colaboração do Grupo Disciplinar de História e da Biblioteca Manuel Alegre.

As comemorações iniciaram-se às 10h com o hastear da Bandeira Nacional, seguindo-se a actuação do Coro da Universidade Sénior da ADFP. Das janelas da escola caiu uma "chuva" de cravos vermelhos sobre a assitência, a evocar a data da conquista da liberdade.

Na parte da tarde houve um sarau cultural, no audiório da escola, apresentado pelos alunos do 12º B.

Para além do Director da Escola, Dr. Fausto Luís, estiveram também presentes os restantes elementos da Direcção Executiva, o Eng.º Carlos do Vale Ferreira (em representação da Autarquia), a Drª Teresa Osório, os alunos da Universidade Sénior da ADFP, professores, alunos e funcionários da escola e outros mirandenses.

O sarau iniciou-se com a apresentação de alguns excertos do filme "Capitães de Abril", comentados pelo General Augusto Monteiro Valente e pelo Professor Carlos Esperança, dois protagonistas do período revolucionário, que sabiamente nos têm ajudado a conhecer melhor este período tão marcante da nossa História.

Após uma declamação de poesia pelos alunos e pela professora Elisabete Ferreira, fomos brindados com a comunicação do Professor Doutor José Henrique Dias [1] sobre a música de Abril (música de intervenção), seguindo-se uma sessão de fados, com interpretações de canções de "Zeca" Afonso, de Adriano Correia de Oliveira, entre outros.

O sarau terminou em alegre convívio, com uma "Merenda da Liberdade".


[1] Mestre em História Cultural e Política e Doutor em História e Teoria das Ideias,l eccionou em vários graus de ensino, foi orientador de estágios pedagógicos no ensino secundário e foi supervisor de estágios por parte da FCSH da Universidade Nova de Lisboa, onde foi vice-presidente do Conselho Pedagógico. Foi, ainda, professor do ISCEM onde foi Presidente do Conselho Pedagógico e do Conselho Científico. É autor de uma vasta lista de trabalhos no domínio da História das Ideias. Actualmente é Presidente do Conselho Científico do ISMT e Coordenador da Escola Superior de Altos Estudos.
É ainda um consagrado Cantor de Coimbra (tendo integrado a "2ª Década de Oiro do Fado de Coimbra" nos anos 50) e também interpretou algumas canções de Abril no nosso sarau.


FOTOS DO EVENTO
... mais brevemente!

Sem comentários:

Enviar um comentário

Comentar