quinta-feira, 11 de junho de 2015

LEITURAS DE ABRIL NO AEMC


A atividade Leituras de Abril – A História do 25 de Abril por Detrás da Estória resultou de uma articulação entre as bibliotecas escolares e os professores titulares da disciplina de História do 9º ano de escolaridade e foi desenvolvida em finais de abril e durante o mês de maio.



Tendo como ponto de partida a obra Era uma vez um cravo, de José Jorge Letria, pretendeu-se mostrar como a literatura, neste caso a poesia, se apropria dos acontecimentos históricos e os transfigura, com vista a encontrar-lhes mais facilmente o seu sentido profundo. 

Aliando a animação da leitura aos conteúdos curriculares, professora bibliotecária e professor titular abriram o caminho aos alunos para estes interrogarem o poema Era uma vez um cravo e possibilitar-lhes a desconstrução da História por detrás da estória do 25 de Abril. Assim, os alunos foram percorrendo o caminho da revolução que permitiu aos portugueses abraçar o êthos democrático. 



Cientes da importância que têm as conquistas de Abril e, ainda mais, da urgente necessidade de uma luta constante para as manter, os professores envolvidos não hesitaram em apelar aos jovens discentes para a consciencialização dessa necessidade e para o valor da assunção de uma cidadania plena, com vista a defender “as portas que Abril abriu”.



Os textos que a seguir se apresentam resultaram de um desafio feito às turmas, após os alunos pronunciarem várias palavras que rimam, quer fónica, quer semanticamente, com liberdade. 

Alice Alves e Maria José Vale Professoras Bibliotecárias





Leituras de Abril – a História do 25 de abril

quinta-feira, 30 de abril de 2015

COMEMORAÇÕES DO 25 DE ABRIL NO AEMC - 2015

Mais uma vez, o Grupo Disciplinar de História não deixou passar em branco um dia tão importante na nossa História, celebrando O DIA DA LIBERDADE com diversas atividades.

Deixamos aqui alguns exemplos dessas iniciativas, para que possamos dizer "25 de Abril SEMPRE!".



***
Os alunos do 6º ano tiveram oportunidade de vivenciar o 25 de abril em fotografias, filmes, música e poemas. Comemorando este importante acontecimento da História do nosso país, as turmas do 6º A e do 6º B partilham alguns dos momentos ligados às atividades realizadas em contexto de sala de aula:

- BANDA DESENHADA, pelos alunos do 6º :


- GRÂNDOLA VILA MORENA, pelos alunos do 6º B:

segunda-feira, 20 de abril de 2015

EXPOSIÇÃO E DEBATE "25 DE ABRIL: ONTEM E HOJE - EVOCAÇÃO, MEMÓRIA E LUTA"

EXPOSIÇÃO E DEBATE
"25 DE ABRIL: ONTEM E HOJE - EVOCAÇÃO, MEMÓRIA E LUTA"
- de 22 a 29 de Abril

Comemorar Abril, lembrando as suas conquistas e o passado com que rompeu

No âmbito das Comemorações Populares do 41º Aniversário do 25 de Abril em Coimbra, o SPRC, com o apoio da Escola Secundária Jaime Cortesão, levará à apresentação pública a Exposição "25 de Abril: ontem e hoje - evocação, memória e luta", de 22 a 29 de Abril, cuja concepção é da União dos Resistentes Anti-fascistas Portugueses (URAP). Incorporando a exposição e as comemorações, realizar-se-á um debate no dia 23 de Abril, às 10h30, com António Vilarigues, resistente anti-fascista e membro da URAP.

No dia 22 de Abril, pelas 10h00, proceder-se-á à inauguração desta Exposição, coincidindo no dia em que o SPRC comemora o seu 33º Aniversário. Na ocasião, a coordenadora adjunta do SPRC, Anabela Sotaia, intervirá para a apresentar e para fazer a evocação desta importante data para os professores e investigadores portugueses da região centro.


terça-feira, 14 de abril de 2015

A REVOLUÇÃO DE ABRIL

A Presidência da Coimbra Business School | ISCAC tem a honra de convidar V/ Exa. para o Debate Jornalismo e História, que se realiza no próximo dia 21 de Abril, pelas 18:00, no ISCAC, entre Luís Torgal (historiador), José Rebelo (sociólogo) e Avelino Rodrigues (jornalista).
O Debate Jornalismo e História vai discutir os aspectos que aproximam e/ou distanciam estas duas formas de observar e descrever os factos sociais, por forma a esclarecer se a disciplina da História influenciou a prática jornalística na sua génese  e se o Jornalismo-tal-qual-se-faz pode atribuir-se um modo de conhecimento que o aproxime da investigação histórica.
Trata-se de confrontar a teoria da História com a instantaneidade dos fenómenos, tomando como ponto de partida um “case-study” que envolve a chamada “História Oral” e Ciência Histórica. É o caso do livro O Movimento dos Capitães e o 25 de Abril, da autoria de três jornalistas da imprensa diária, escrito quase em cima dos acontecimentos e que, quarenta anos depois, acaba de surgir  em 5ª edição, considerado como única narrativa histórica da revolução democrática de 1974.
O interesse deste debate ultrapassa os meios universitários e jornalísticos de Coimbra, esperando-se o envolvimento dos cidadãos, que são convidados a juntarem-se ao ISCAC para assinalar o 41º aniversário do 25 de Abril.

terça-feira, 31 de março de 2015

SPRC/FENPROF E ATENEU DE COIMBRA PROMOVEM CONCURSO LITERÁRIO 2015

Integrado nas comemorações do 25 de Abril e dos 75.º aniversário do Ateneu de Coimbra e 33.º aniversário do Sindicato dos Professores da Região Centro, estas duas associações de intervenção cultural, cívica e social decidiram conjugar vontades e organizar um Concurso Literário, na modalidade de Contos, com tema livre, o qual decorrerá até 1 de Outubro do corrente ano.

Pretendem estas organizações partilhar estes três momentos centrais da sua história com todos quantos, participando nesta iniciativa, queiram dar asas à sua criatividade e enriquecer o património cultural da região e destas duas instituições.

Este concurso terá tema livre e pretende-se que atinja uma qualidade apreciável que justifique o prémio que será atribuído aos dois primeiros classificados – a edição em livro pela "Lápis de Memórias", que se associou a este projecto.

Os trabalhos a concurso deverão ser inéditos e originais, podendo ser apresentados em prosa e poesia. O Júri será constituído por cinco elementos e a sua identificação será posterior e oportunamente divulgada.

A divulgação pública dos vencedores será feita até 30 de Novembro e quer o Ateneu de Coimbra, quer o Sindicato dos Professores da Região Centro, admitem extra publicação em livro, a edição de alguns dos contos a concurso nas suas edições próprias.

REGULAMENTO



Para mais informações as entidades organizadoras agradecem o contacto com Luís Lobo (916144988) A Organização: SPRC-8699.15

terça-feira, 17 de fevereiro de 2015

Curso de História Contemporânea

Este curso foi concebido e promovido pela Associação 25 de Abril, tendo decorrido durante os anos de 2007, 2008 e 2009, em Lisboa, Porto, Coimbra, Braga, Faro e Almada, tendo contado com a parceria da Associação de Professores de História que, através do seu Centro de Formação, foi responsável pelo pedido de acreditação e pela implementação de cursos.
A concretização deste curso só foi possível graças aos apoios recebidos do Ministério da Educação e Montepio.

SEGUIR