No dia 14 de Março de 2012 realizou-se uma acção de formação, na Universidade Sénior de Miranda do Corvo, intitulada "Armas utilizadas na Guerra Colonial Portuguesa".
Esta acção insere-se no âmbito das actividades desenvolvidas pelo Clube de História e Geografia da escola José Falcão de Miranda do Corvo, sob orientação da Profª Drª Anabela Monteiro, em cooperação com os alunos da Universidade Sénior.
A acção foi apresentada pelo aluno Pedro Ramos, do 12ºano (Turma B, de Humanidades) aos alunos de História da Universidade Sénior e colheu o agrado de todos.
***
Armas utilizadas na Guerra Colonial Portuguesa - por Francisco Lucas
No dia 12 de Março no âmbito do clube de Historia e Geografia na sala da biblioteca da Fundação ADFP o aluno Pedro Ramos do 12º ano (Turma B, de Humanidades), através do Clube de História e Geografia, fez uma palestra sobre as armas utilizadas na guerra colonial Portuguesa para os alunos da Universidade Sénior.
A palestra foi muito interessante e os alunos da Universidade Sénior participaram ativamente. Falou sobre as armas ligeiras e os veículos utilizados pelos movimentos de libertação de Angola (MPLA, FNLA e UNITA).
Explicou em que países foram fabricados, como funcionavam, o peso e a distância que conseguiam alcançar como por exemplo das espingardas Kalashnikov, dos Morteiros, das Minas anticarro e antipessoal. A palestra ajudou-nos a compreender melhor a Guerra Colonial em Angola.
Francisco Lucas (11º ano C)
Muito bem, Pedro e Francisco! Com trabalhos destes não só aprendem, como também elucidam membros da comunidade. Vamos ao próximo projeto.
ResponderEliminarÉ muito gratificante para todos (alunos, professores, comunidade) ver estes jovens tão empenhados nas actividades escolares, nomeadamente partilhando conhecimentos com os mais velhos, num verdadeiro espírito de cooperação. Parabéns a todos e continuem com estas iniciativas!
ResponderEliminarAté correu bem. Até pareceu mais uma tertúlia do que uma palestra.
ResponderEliminarFoi uma pena não termos podido ir devido a nossa aula de MACS, deve ter sido bastante interessante.
ResponderEliminar