“- Dia 9 de Dezembro de 2011, Escola eb2,3 com Secundário José Falcão, Miranda do Corvo, Coimbra, Portugal, Terra, às 15:15 horas, hora prevista para começar a palestra sobre os Direitos Humanos. Comecemos então (...)”.
No dia antecedente ao dia comemorativo do dia dos Direitos Humanos, dia 9 de Dezembro de 2011, na escola EB 2,3 com Secundário José Falcão, realizou-se uma palestra sobre Direitos Humanos, com uma apresentação introdutória pelas alunas Rosária e Cláudia, do 12ºB (turma responsável pelo evento), as quais iniciaram o tema abordando, de forma resumida, a história e evolução dos direitos humanos.
Seguidamente começou uma viagem com apenas três paragens e com bastantes desafios à mistura. Uma viagem conduzida pelo cidadão José Dias, interessante e bastante divertida, onde houve uma reflexão sobre os Direitos Humanos.
Na primeira parte o tema foi a discriminação e o aplauso a variadas pessoas a quem devemos considerar corajosas e especiais. De seguida, houve um debate constante sobre a celebração do dia 10 de Dezembro e até um desafio – no dia dos Direitos Humanos, a população mirandense acender uma vela, na Câmara Municipal, pelos Direitos Humanos às 18:00 horas.
Continuando com a animação e com a nossa viagem fomos para a segunda paragem em que falamos de possíveis visitas de estudo e projetos, em ligação com a Câmara Municipal, sobre a interação com outras culturas, outras opiniões e outros ambientes. Esta visita de estudo seria a Lisboa, em parceria com a escola de Camões onde também poderíamos visitar o Museu da Assembleia da República.
Na 3ª paragem rematamos o assunto dos direitos humanos e falamos sobre a biodiversidade de raças, culturas, cores, opiniões..., falando e “opinando” sobre a salvação dos povos afetados por catástrofes, e um conselho: TENHAM SEMPRE COM VOCÊS UM RÁDIO A PILHAS, POIS É ELE QUE VOS SALVARÁ NO CASO DE NÃO HAVER ELETRICIDADE! O conselho do cidadão José Dias que ficou registado, tal como o agradecimento e a satisfação da palestra sobre o tema, levando este, novamente, nota máxima (5), para que volte mais uma vez e que nos deslumbre com o seu conhecimento.
No final desta viagem sobre direitos humanos houve um agradecimento aos presentes. E nós - Escola José Falcão de Miranda do Corvo, Grupo Disciplinar de História, professores e alunos - renovamos o agradecimento ao cidadão José Dias, que mais uma vez partilhou connosco o seu grande humanismo e vasto saber. Bem haja!
Artigo: Maria Beatriz Sousa, 10º C
Fotos: Mélissa Almeida, 12º B
Organização: 12º B e Grupo Disciplinar de História